Ultimato Bourne

M10 já está entra nós à mais de um mês e com os principais campeonatos nacionais de 2009 completos, o formato padrão já não é mais novidade para ninguém. Passada a euforia com as “novas” cartas jogadores e escritores mundo afora tentam nos convencer que Lagoa Espelhada é o capeta, Jason Bourne anda preocupado demais com tantos ultimatos correndo por aí, ou de que o formato está (mais uma vez, obrigado WOTC) arruinado.


Meus parabéns à Charles Gindy pela vitória no Nacional mais decadente do mundo (Finkel nós sentimos sua falta) e Olivier Ruel por mais um top8 com um baralho estranho com Mina Uivadora. Mas algumas pessoas tem ignorado esses alardes e continuam jogando e vencendo. Usando “O Fadas” ou Faeries para quem prefere o original em inglês. Abordando o formato com quase nenhuma inovação e ainda sim atingindo ótimos resultados. Me chamou à atenção a lista do vencedor do Magic Online Championship Series - 2009 Season 4.



jurda - 1st Place

Standard Event #478680 on 07/26/2009


Main Deck


1 Faerie Conclave

6 Island

4 Mutavault

4 Secluded Glen

4 Sunken Ruins

3 Swamp

3 Underground River

25 lands



4 Mistbind Clique

4 Scion of Oona

3 Sower of Temptation

4 Spellstutter Sprite

15 creatures


4 Agony Warp

4 Bitterblossom

4 Broken Ambitions

4 Cryptic Command

4 Peppersmoke

20 other spells


Sideboard


4 Deathmark

2 Flashfreeze

1 Loxodon Warhammer

3 Puppeteer Clique

1 Sower of Temptation

4 Thoughtseize

15 sideboard cards


Isso somado à “incrível coincidência” do mesmo jogador ter levado um outro torneio padrão no mesmo dia utilizando as mesmas 75 cartas. Analisando a lista percebemos consistentes quatros beirando a definição de consistência no magic se é que existe tal coisa. A maior invenção é se manter o plano e continuar com aquilo que dá certo. Não entendam mal, todos adoramos quando Manuel Bucher recentemente nos trouxe o elementais para o formato padrão, quando o ex campeão nacional australiano nos re-apresentou à combinação de Vaga-Pensador, Bocarra Ululante e Manequim Provisório. Mas Magic enquando um esporte mental, favorece aqueles atletas que praticam as melhores estratégias (da qual só se tem ciência à partir do treino) aliadas aos melhores recursos disponíveis (em termos práticos, as melhores cartas).


Portanto, não ignorem a chuva de artigos e discussões nos fóruns de jogadores lamentando suas derrotas, divirtam-se com elas. Aquele baralho com cartas nunca antes usadas pode até parecer atraente à princípio, talvez divertido para um ocasional torneio com os amigos. Mas enquanto Zendikar não chega para talvez balancear o formato, mantenham seu foco em estratégias consagradas ao tentar vencer um torneio importante.




Grande abraço à todos e um ótimo final de semana,
Diogo "Kaneda" Moraes
Kaneda_EX no Magic Online
kaneda.ex@gmail.com

Presentes Antecipados

Neste último sábado, meus amigos de equipe me covidaram para comparecer no sábado a um torneio extended em uma loja que a muito não frequentava. Além de ser uma ótima oportunidade para me divertir com meus amigos era também uma ótima oportunidade de testar uma idéia que a muito tempo venho flertando, Asas da Alvorada mais Dádiva Retirada (duas das minhas cartas favoritas) no extended. Eu já vinha praticando com a lista a algum tempo no magic online, infelizmente a premiação para torneios extended no MOL é paga em boosters de shadowmoor e eventide, coleções a beira de deixarem o standard. Isso somado ao preço proibitivo de algumas cartas como Explosivos Fabricados me mantiveram afastado do extended por algum tempo. Eis a lista:

Baralho Principal

3 Thirst for Knowledge
2 Wrath of God
4 Mystic Gate
1 Engineered Explosives
4 Mana Leak
1 Umezawa's Jitte
4 Hallowed Fountain
2 Venser, Shaper Savant
3 Mulldrifter
4 Spell Snare
1 Body Double
3 Gifts Ungiven
3 Reveillark
1 Resurrection
1 Academy Ruins
2 Trinket Mage
3 Chrome Mox
3 Kitchen Finks
1 Sword of Fire and Ice
7 Plains
6 Island

Reserva

4 Kataki, War's Wage
1 Tormod's Crypt
3 Ethersworn Canonist
1 Wispmare
1 Wrath of God
3 Trickbind
2 Burrenton Forge-Tender

O side deveria ter um canonista extra, mas a carta acabou dividida com o outro amigo que estava jogando de raffinity. Quanto ao deck principal, alguns erros foram omitidos até que fosse tarde demais o que será descrito a seguir:

Primeira rodada: GW Zoo

Logo na primeira rodada sou emparceirado contra um grande camarada jogando com um deck que infelizmente eu conhecia bem, pois já tinha me dado muito trabalho em torneios anteriores. Uma versão de zoo um pouco menos rápida mas com um excelente arsenal de card advantage e criaturas difíceis de se lidar.
No primeiro jogo ele começa em ritmo acelerado enquanto eu permanescia preso nas duas manas da minha mão inicial, quando eu finalmente consigo desenvolver minha base de mana e colerar ele mantém a pressão do jogo com suas Vila das Copas e à beira de estabilizar com uma Dádiva Retirada buscando o combo eu me encontro a pontos de vida insuficientes para sobreviver por apenas mais um turno e concedo.
No segundo jogo novamente ele começa em um ritmo acelerado mas dessa vez sem perder land drops os ataques são aos poucos anulados e a mesa controlada, quando chega a hora de Dádiva Retirada buscando o combo. Eu já tinha Ressureição na mão e logo busco por Asas da Alvora, Dublê de Corpo, e...
Bem, foi aí que eu percebi que a peça fundamental do baralho estava faltando. Ao mandar a lista para meu amigo eu havia omitido a inclusão de UMA Entidade do Espelho, sem ela eu fiquei em uma condição difícil perdendo a oportunidade de simplesmente encerrar uma partida do nada, perdendo muito do poder de explosão do baralho. O segundo jogo então se arrastou por mais algum tempo culminando com a vitória. Infelizmente o terceiro jogo estava já indo bem comigo indo para a agressão logo nos primeiros turnos de jogo quando o fim da rodada foi anunciado. Nada bom começar com um empate sabendo que a vitória poderia ter sido minha se eu tivesse conferido a lista uma vez mais antes do torneio começar.

0-0-1
1x1

Segunda Rodada: RW Boatbrew

Mais um conhecido, desta vez com uma migração do formato padrão. O jogo começa devagar com ambos jogadores apenas fazendo seus terrenos até um turno com Procissão Espectral e Anunciador Flamídeo. Eu respondo com Cólera de Deus e então a batalha de atrito se inicia. Infelizmente para meu oponente Jitte e Espada de Fogo e Gelo me colocam demais à frente no jogo e logo embaralhamos para a segunda partida.
Para o segundo jogo meu oponente traz magos fulminadores e ataca minha base de mana, eu continuo baixando terrenos e o jogo inicia uma batalha de atrito. Faço um Mago das Quinquilharias esperando buscar um terreno artefato e percebo minha segunda omissão na composição da lista. Eu havia esquecido de incluir ao menos um terreno artefato de cada cor. Felizmente no final o plano D entra novamente em ação e sucessivas criaturas com equipamentos trazendo vantagem vencem o jogo.

1-0-1
3x1

Terceira Rodada: Hypergenesis Combo

Finalmente na terceira rodada encontro meu parceiro de equipe, e sabendo de quê ele estava jogando eu muligo agressivamente em excesso e acabo perdendo o primeiro jogo antes mesmo dele começar.
Para o segundo jogo minha reserva entra em ação logo no primeiro turno com terreno, Mox de Cromo baixando Canonista. O jogo se resume a proteger minha criatura e quando eu abro manas suficientes para fazer isso mais aumentar a pressão com Ajudantes de Cozinha ganhando a concessão.
Para o terceiro jogo novamente a Canonista aparece e dessa vez um Burrenton Forge Tender ajuda a proteger minha canonista de qualquer ameaça.

2-0-1
5x2

Eu já estava triste por achar que o torneio fosse acabar ali, quando fui avisado que jogaria mais uma rodada. Disputando assim ao primeiro lugar com o outro jogador invicto do torneio.

Última Rodada: UG Tron

Para o primeiro jogo eu mantenho uma mão consistente de sete cartas enquanto meu oponente mulliga a seis e comete o erro de comprar novamente sete cartas o obrigando a jogar com apenas cinco cartas. Logo no primeiro turno de jogo eu baixo uma Agulha Medular nomeando Escraviza Mentes, talvez um pouco precipitado contando que eu inicio o jogo muito agressivo seguindo de Ajudantes de Cozinha no segundo turno e no terceiro com a ajuda de uma Mox.
Para o segundo jogo as coisas começam muito mais devagar e eu vou com uma mão pronta para a batalha de atrito com Vaga-Pensador, Asas da Alvorada e Dublê de Corpo. O jogo se arrasta e uma Tumba de Tormod remove um recém ativado Escraviza Mentes junto com um loam e outras peça importantes. À quatorze de vida meu oponente parte para a ofensiva com Titã Esfacelador que é bloqueado múltiplas vezes por Ajudantes de Cozinha, Vaga-Pensador e outras criaturas menores até um Dublê de Corpo copiar um Asas da Alvorada garantindo uma fonte de criaturas duradoura até o fim do jogo. Após alguma confusão causada por falta de comunicação do meu oponente o jogo termina. Eu poderia até ter me complicado neste último jogo se ele tivesse jogado um pouco diferente. Mas a falta de compreensão do meu oponente sobre o seu próprio baralho facilitaram as coisas.

3-0-1
7x2

Vitória! Não menosprezando meus adversários ou o resultado do torneio, tudo poderia ter sido mais fácil se eu tivesse prestado mais atenção na lista. Em termos gerais o UW LarkGifts parece uma boa opção para o extended já tendo em vista a rotação do formato no final do ano ao qual o baralho já está 100% preparado.


Magic the Gathering é uma trademark e copyright da Wizards of the Coast, Inc, uma subsidiária da Hasbro, inc. Todos os direitos reservados. Todas as artes são de propriedade de seus respectivos artistas e/ou da Wizards of the Coast. O conteúdo produzido nesse site não tem participação autoral ou é endossado pela Wizards of the Coast. Os autores dos excelentes artigos aqui publicados não trabalham para a Wizards of the Coast ou tampouco são afiliados a ela. Esse site é um serviço feito de fãs para fãs para promover o conhecimento, percepção e aproveitamento desse maravilhoso card game chamado Magic the Gathering.