Ultimato Bourne

M10 já está entra nós à mais de um mês e com os principais campeonatos nacionais de 2009 completos, o formato padrão já não é mais novidade para ninguém. Passada a euforia com as “novas” cartas jogadores e escritores mundo afora tentam nos convencer que Lagoa Espelhada é o capeta, Jason Bourne anda preocupado demais com tantos ultimatos correndo por aí, ou de que o formato está (mais uma vez, obrigado WOTC) arruinado.


Meus parabéns à Charles Gindy pela vitória no Nacional mais decadente do mundo (Finkel nós sentimos sua falta) e Olivier Ruel por mais um top8 com um baralho estranho com Mina Uivadora. Mas algumas pessoas tem ignorado esses alardes e continuam jogando e vencendo. Usando “O Fadas” ou Faeries para quem prefere o original em inglês. Abordando o formato com quase nenhuma inovação e ainda sim atingindo ótimos resultados. Me chamou à atenção a lista do vencedor do Magic Online Championship Series - 2009 Season 4.



jurda - 1st Place

Standard Event #478680 on 07/26/2009


Main Deck


1 Faerie Conclave

6 Island

4 Mutavault

4 Secluded Glen

4 Sunken Ruins

3 Swamp

3 Underground River

25 lands



4 Mistbind Clique

4 Scion of Oona

3 Sower of Temptation

4 Spellstutter Sprite

15 creatures


4 Agony Warp

4 Bitterblossom

4 Broken Ambitions

4 Cryptic Command

4 Peppersmoke

20 other spells


Sideboard


4 Deathmark

2 Flashfreeze

1 Loxodon Warhammer

3 Puppeteer Clique

1 Sower of Temptation

4 Thoughtseize

15 sideboard cards


Isso somado à “incrível coincidência” do mesmo jogador ter levado um outro torneio padrão no mesmo dia utilizando as mesmas 75 cartas. Analisando a lista percebemos consistentes quatros beirando a definição de consistência no magic se é que existe tal coisa. A maior invenção é se manter o plano e continuar com aquilo que dá certo. Não entendam mal, todos adoramos quando Manuel Bucher recentemente nos trouxe o elementais para o formato padrão, quando o ex campeão nacional australiano nos re-apresentou à combinação de Vaga-Pensador, Bocarra Ululante e Manequim Provisório. Mas Magic enquando um esporte mental, favorece aqueles atletas que praticam as melhores estratégias (da qual só se tem ciência à partir do treino) aliadas aos melhores recursos disponíveis (em termos práticos, as melhores cartas).


Portanto, não ignorem a chuva de artigos e discussões nos fóruns de jogadores lamentando suas derrotas, divirtam-se com elas. Aquele baralho com cartas nunca antes usadas pode até parecer atraente à princípio, talvez divertido para um ocasional torneio com os amigos. Mas enquanto Zendikar não chega para talvez balancear o formato, mantenham seu foco em estratégias consagradas ao tentar vencer um torneio importante.




Grande abraço à todos e um ótimo final de semana,
Diogo "Kaneda" Moraes
Kaneda_EX no Magic Online
kaneda.ex@gmail.com

  1. gravatar

    # by Anônimo - 30 de julho de 2009 às 03:42

    Ótimo artigo, espero que o site dê certo!


Magic the Gathering é uma trademark e copyright da Wizards of the Coast, Inc, uma subsidiária da Hasbro, inc. Todos os direitos reservados. Todas as artes são de propriedade de seus respectivos artistas e/ou da Wizards of the Coast. O conteúdo produzido nesse site não tem participação autoral ou é endossado pela Wizards of the Coast. Os autores dos excelentes artigos aqui publicados não trabalham para a Wizards of the Coast ou tampouco são afiliados a ela. Esse site é um serviço feito de fãs para fãs para promover o conhecimento, percepção e aproveitamento desse maravilhoso card game chamado Magic the Gathering.