Desvendando o Jund no Standard

Olá a todos. Para quem não me conhece meu nome é João Dannemann.  Jogo Magic desde Investida e comecei e jogar competitivamente em Ravnica.
Resolvi, neste primeiro artigo, falar sobre a coisa que eu mais gosto no jogo, o formato Construído, mais especificamente o Standard (T2). Atualmente o standard passa por um daqueles momentos onde existe um deck que claramente domina o formato. Estamos falando do Jund. Para referência segue uma lista abaixo:


Jundão por João "Chimpanzé" Danemman

4 Verdant Catacombs
4 Sprouting Thrinax
2 Swamp 

3 Dragonskull Summit
3 Bituminous Blast
4 Lightning Bolt
3 Maelstrom Pulse
4 Bloodbraid Elf
4 Forest
2 Sign in Blood
4 Blightning
4 Savage Lands
4 Rootbound Crag
1 Swamp
3 Mountain
2 Terminate
3 Broodmate Dragon
4 Putrid Leech
2 Garruk Wildspeaker

Sideboard
2 Resounding Thunder
4 Goblin Ruinblaster
2 Slave of Bolas
3 Mind Rot
4 Jund Charm


Este baralho se aproveita da mecânica no bloco de Alara, a minha preferida diga-se de passagem, Cascata. É um baralho sólido de três cores que abusa de cartas poderosas, e ao mesmo tempo, agressivas como Putrid Leech e Sprouting Thrinax, isso sem se falar do Camisa 10, Broodbraid Elf.
Então se o formato é dominado por um baralho parte-se da premissa que você irá enfrentar uma grande quantidade de Mirror Match (Confronto entre dois baralhos que usam a mesma estratégia) e meu intuito neste artigo é mostrar para quem não joga de Jund como ganhar dele e para quem joga como ganhar o Mirror.
Começando por quem não joga. As duas melhores estratégias para bater um deck Jund são:  Decks de controle baseados em Wall of Denial e GW(x) com Thorniling.

Wall of Denial é uma carta muito complicada para o Jund pois ela consegue conter os inícios agressivos conquistando tempo suficiente para conseguir resolver suas Kill Condition. Obviamente o Jund não seria o melhor deck se não possuisse ferramenta para lidar com esse tipo de deck. Contra este tipo de as cartas chave são os descartes como Blightning e Mind Rot.

GW é a segunda estratégia escolhida por mim como boa para se ganhar de Jund. Um bom GW se utilizaria de ferramentas como Valeron Outlander e Thorniling.
Esta match passa a ser um problema maior ainda se o Jund estiver concetrado no mirror. Pois ao contrário do que muitas pessoas pensam Maeltron Pulse é MUITO ruim no mirror de Jund. Eu costumo até brincar que o único motivo para manter Pulse no mirror é para poder combar com Lightning Bolt. Assim você pode trocar 2 (Bolt e Pulse) num Thrinax =( .

Tá você me convenceu vou jogar de Jund e como eu vou fazer para ganhar o mirror, afinal vão ser as mesmas cartas e quem tiver mais sorte vai ganhar?
Muitíssimo pelo contrário eu considero o Mirror, que não seja o de Combo, a maior prova de justiça no jogo. A chave para ser bem sucedido num mirror é agregar valor as suas cartas fazendo elas renderem o máximo possível.

A brincadeira do Pulse que eu fiz acima eu não tirei do nada. Eu vi inúmeros jogadores a fazerem contra mim e quando ia para o Late Game eles me chamavam de sortudo por um comprar um Broodbraid Elf. Eles deram 2 cartas por uma e as minhas cartas sempre faziam 1 por 3 (como um Bituminous Blast bem dado no combate).

Viu como é fácil? Você não precisa bolar sideboard mirabolantes, splashar para branco, nem nada do tipo é só fazer as suas cartas renderem.
E mais um recado que ao gostaria de deixar aos jogares de Jund:  POR FAVOR não usem cartas que custe 1 em um deck de cascata. É dar chance para o azar.
- Bituminous Blast para Deathmark =[
- Broodbraid Elf para Duress =(
Se você deseja mais Descartes use Mind Rot(e não é uma piada, eu uso) se que mais Removal use Resouding Thunder e aceleração utilize Borderland Ranger.

Aquele Abraço,
João “Chipamzé” Dannemann


Magic the Gathering é uma trademark e copyright da Wizards of the Coast, Inc, uma subsidiária da Hasbro, inc. Todos os direitos reservados. Todas as artes são de propriedade de seus respectivos artistas e/ou da Wizards of the Coast. O conteúdo produzido nesse site não tem participação autoral ou é endossado pela Wizards of the Coast. Os autores dos excelentes artigos aqui publicados não trabalham para a Wizards of the Coast ou tampouco são afiliados a ela. Esse site é um serviço feito de fãs para fãs para promover o conhecimento, percepção e aproveitamento desse maravilhoso card game chamado Magic the Gathering.