Lavou tá Novo, Parte 2

Conforme dito na Parte 1, o novo standard nem é tão novo assim. Para nortear ainda mais nosso processo de descoberta do ambiente, vamos dar um olhada hoje nos baralhos de bloco que fizeram sucesso em nível profissional.

Cascade Control ou 5CC


Esse é o elefante branco do bloco, o provável sucessor do 5CC vem como seu antecessor muito customizável. Com o pool mais aberto do standard, a discussão clássica de Broodmate Dragon, Enlistened Wurm ou os dois ganha no mínimo mais um concorrente na forma de Baneslayer Angel. Vejamos um exemplo:

5CC por Brian Kibler
Segundo Lugar na GenCon 2009


4 Bloodbraid Elf
2 Caldera Hellion
2 Kathari Remnant
4 Wall of Denial

12 criaturas

3 Bituminous Blast
4 Esper Charm
4 Traumatic Vision


3 Cruel Ultimatum
4 Maelstrom Pulse

1 Obelisk of Alara
2 Ajani Vengeant
1 Nicol Bolas, Planeswalker

22 outras mágicas


3 Arcane Sanctum
4 Exotic Orchard
1 Forest
3 Island

2 Jungle Shrine
2 Mountain
4 Rupture Spire
3 Seaside Citadel
4 Swamp
26 Terrenos
 


Sideboard:

3 Celestial Purge
4 Blightning
2 Deny Reality
2 Infest
2 Thought Hemorrhage
1 Scepter of Fugue
1 Ajani Vengeant
15 cartas


O primeiro grande problema são os terrenos. Muitos deles entrando virados podem dificultar o desenvolvimento do jogo, mas se isso não era um problema tão grande para seu antecessor, também não deve se tornar agora com a possibilidade de utilizar as novas fetch lands e duais de M10. A lista do jeito que está já parece estar bem preparada para encarar um formato agresssivo, com um número razoável de remoções em massa e outras de alvo específico. Aliás, se tratando do bloco de Alara, a marca registrada do formato era de muitas, muitas remoções de criatura, tempos realmente difíceis para quem curte utilizar a fase de ataque ou "fase do visitamento". Terminate, Path to Exile, Maelstron Pulse, Bituminous Blast. No standard marcado pela ausência de baralhos reais de controle (contramágicas LTDA) a vida deve ficar ainda mais difícil. Doom Blade, Day of Judgment, Deathmark, Piroclasma e Lightning Bolt, complementam o já avantajado leque de opções presente em bloco. Enfim, seja qual for sua customização do novo 5CC, uma coisa é garantida: Dor de cabeça para os baralhos de criaturas.

Jund Aggro

Outro favorito que também fez suas pontas no standard. O objetivo de colocar pressão com criaturas poderosas e limpar o caminho com muitas remoções permanesce forte desde o primórdios do magic e continua uma estratégia consistente para torneios.


Jund Aggro por Pier85
Sexto colocado no ALA Block Constructed em 09/07/2009

4  Forest
4  Jungle Shrine
5  Mountain
2  Rupture Spire
4  Savage Lands
7  Swamp
26 terrenos

2  Anathemancer
4  Bloodbraid Elf
2  Broodmate Dragon
2  Madrush Cyclops
3  Putrid Leech
3  Sprouting Thrinax
16 criaturas   

4  Bituminous Blast
4  Blightning
2  Jund Charm
2  Naya Charm
2  Slave of Bolas
4  Terminate
18 outras mágicas

Sideboard

2  Anathemancer
2  Behemoth Sledge
4  Celestial Purge
3  Fleshbag Marauder
2  Naturalize
2  Vithian Renegades
15 sideboard cards


O exemplo acima foi escolhido por além de ser um ótimo exemplo do baralho, ser também construído com poucas cartas caras, deixando de fora inclusive Maelstron Pulse em favor de Naya Charm e Slave of Bolas. O que demonstra que com um pouco de esforço e criatividade é possível acertar a mão mesmo sem ter uma carteira ilimitada.

GW Aggro

Com Paladinos e Bestas, o GW leva a gressão de criaturas a sério, mesmo no formato hostil de Alara. Vindo para o standard ganhamos possibilidades interessantes com Master of the Wild Hunt, Ant Queen (uma das minhas favoritas) e em Zendikar o Vines of Vastwood deve ser um ferramenta importante para o baralho salvando uma criatura e adicionando mais 4 de dano na conta.

GW Aggro by Scott Nocco
Oitavo colocado na GenCon2009


4 Knotvine Paladin
4 Noble Hierarch
4 Rhox Meditant
4 Steward of Valeron
4 Thornling
4 Valeron Outlander
24 criaturas

3 Celestial Purge
1 Path to Exile
2 Oblivion Ring
2 Behemoth Sledge
3 Wildfield Borderpost
4 Elspeth, Knight-Errant
15 outras mágicas

9 Forest
8 Plains
4 Seaside Citadel
21 terrenos

Sideboard:
3 Dauntless Escort
4 Qasali Pridemage
2 Bant Charm
1 Celestial Purge
3 Martial Coup
1 Oblivion Ring
1 Behemoth Sledge
15 cards

Por hoje é isso. Até a próxima onde iremos tentar desvendar mais uma vez o que vem por aí, desta vez com listas baseadas nas novas cartas de Zendikar.

Abraço Semi-Tropical,
Diogo "Macaco-Kaneda" Moraes
kaneda.ex@gmail.com

  1. gravatar

    # by Fernando Vieira - 9 de outubro de 2009 às 12:43

    Muito legal o artigo, meu amigo primata não hominídeo (ou seria, sim, hominídeo?). Como o Denis mencionou dia desses faltava um artigo maneiro sobre decks e rotação de bloco. Tá todo mundo curioso pra ver se OB Nixilis joga mesmo, se Vampiros vão crescer ou sumir, se soldados substituirão o WW Kitkin ou não, se o 5CC sobrevive, enfim....

    Muito bom o artigo!

    Em tempo: justamente pelo número imenso de remoções que você citou, acho que o Thorniling vai aparecer um pouco mais nas competições... será?

  2. gravatar

    # by Diogo Moraes - 9 de outubro de 2009 às 16:46

    Obrigado Fernando. Sempre que houver algum manifesto pedindo QUALQUER tipo de artigo, farei o máximo para atender os pedidos.

    Quanto ao Thornling, ele ainda toma Path to Exile, e compete com Baneslayer Angel e Broodmate, mas dependendo da estratégia ele pode ser um boa opção.

    Quanto as demais cartas de Zendikar que você citou, elas devem estar presentes na próxima parte onde serão abordados os decks que surgem com as novas cartas de Zendikar.

  3. gravatar

    # by Alexandre - 9 de outubro de 2009 às 19:07

    Uma coisa...me disseram que traumatic vision eh lixo, rasgaram uma minha... pq? tem um deck usando... perdi uma carta boa?

  4. gravatar

    # by Unknown - 10 de outubro de 2009 às 23:16

    5cc acredito ainda que só o DOJ não seja suficiente mesmo tendo ido muito bem no Bloco a chance de múltiplos bichos pequenos te derrubarem é grande.
    O jund parece o mais confiavel e que teve os melhores updates de burn/removal.
    GW aggro e UW control talvez consigam se estabilizar depois que o metagame ficar mais conhecido.
    PS. Traumatic vision é muito ruim...


Magic the Gathering é uma trademark e copyright da Wizards of the Coast, Inc, uma subsidiária da Hasbro, inc. Todos os direitos reservados. Todas as artes são de propriedade de seus respectivos artistas e/ou da Wizards of the Coast. O conteúdo produzido nesse site não tem participação autoral ou é endossado pela Wizards of the Coast. Os autores dos excelentes artigos aqui publicados não trabalham para a Wizards of the Coast ou tampouco são afiliados a ela. Esse site é um serviço feito de fãs para fãs para promover o conhecimento, percepção e aproveitamento desse maravilhoso card game chamado Magic the Gathering.