Magic Online V3.5, Entrevista com Adriana Moscatelli - New UI

Para quem não conhcece a sigla, UI quer dizer Interface com Usuário (do inglês user interface) e Adriana Moscatelli é uma das pessoas envolvidas na criação da nova versão do magic online. Ela concedeu um entrevista no site pureMTGO e a tradução você acompanha traduzida aqui na íntegra. Ou quase visto que a qualidade do texto original era abaixo da média.

Erik: Olá Adriana. Obrigado pelo seu tempo, antes de começarmos você poderia nos contar um pouco sobre o as suas experiências anteriores?

Adriana:Eu estive en carnegie Melon para uma das minhas graduações e já trabalhei para a microsoft e nokia. Fazendo uma variedade de designs distintos para a microsoft.

Erik: MTGO em um Iphone? Mark Rosewater acabou de mencionar que ele acredita que Magic num telefone seria possível...

Adriana: De fato, na verdade, o Silverlight tem suporte para o Nokia Series 60 e Windows Mobile. Nós podemos preparar as coisas e basicamente encaixar uma carta na telinha. Algumas coisas vão funcionar em um telefone como o gatherer, trocas, etc. Jogar entretanto seja difícil demais. Mas nós deveríamos gastar tempo com essas coisas antes de implementar as trocas via navegador? Provavelmente não. Mas estamos cientes disso? Sim.

Erik: Qual foi a primeira coisa que você viu no Magic Online que lhe deu vontade de consertar?

Adriana: O maior problema que vi e todos reclamavam foi o chat. Eu vi isso nos fórums, por toda parte. Quando começamos os testes de uso ficou bastante claro que os chats não eram fáceis de se lidar. quando você tira a janelinha da lateral você fica cheio de janelas, e isso é realmente ruim e difícil de lidar. Blá bla bla... (Desculpem, o texto estava ficando confuso demais e pouco relevante para nós jogadores)

Erik: E quanto ao Multiplayer?


Adriana: Você não vê nenhum multijogador na demo mas nós pensamos sobre isso. A maior preocupação era fazer a Red Zone funcionar também nesse modo de jogo. Eu tenho discutido isso com Lee Sharpe que me disse quais eram os formatos, número de jogadores, etc. Nós temos um plano, só não o implementamos ainda, mas acredito que podemos fazê-lo funcionar.

Erik: exite algo sobre suporte a múltiplos monitores?

Adriana: Você pode criar várias abas no seu browser, e isso é uma forma de resolver isso. Estamos articulando algo bem similar com a versão atual onde a UI abre abas adicionais para cada atividade diferente como trocas e jogos,  possivelmente criando uma nova aba no próprio navegador.

Erik: E sobre os estudos de acompanhamento do olhos?

Adriana: Nesse assunto, já fizemos pelo menos oito estudo de uso. Pesquisamos em casas, como as pessoas lidavam com suas coleções tanto online como no papel para ver se havia algum fator comum. Para analisar se a alteração de um impactaria o outro e vice versa. Eu mesma gateis um bom tempo aprendendo o jogo depois de perceber que essa não é uma aplicação como as que eu já tinha trabalhado no passado. Eu acredito que tenha sido importante fazer isso para entender algumas definições do jogo o que ajuda a implementar a interface de acordo. também participei de playtests e batalhando com as novas cartas me ajudou a entender novas pessoas jogando Magic.

Em particular os estudos de visão apontaram vários problemas, o log do lado não é usado com muita frequencia. Comparamos o uso de jogadores casuais com outros hardcore e vimos várias diferenças, com um ponto interessante. Não haviam tantas diferenças assim entre os dois. Achávamso que jogadores experientes gastariam mais tempo olhando para a mesa de seus oponentes, mas aparentemente isso é uma característica de jogadores mais casuais. Queremos mais estudos para confirmar isso.

E também houve um sobre carga cognitiva. A empresa com quem trabalhamos tem um modelo que medde a carga cognitiva pela dilatação das pupilas. Não é ciência de foguete, mas pelo menos tivemos uma evidência de que novos jogadores ficam varrendo através da tela. Isso é um problema que nos diz que a interface deve ser mais limpa, e mostrar apenas a informação no n[ivel que o jogador precisa. sabemos que jogadores mais experientes irão processar muito mais informação que um iniciante. E o iniciante, verá a informação extra como ruído e será confundido sendo impctado na sua capacidade de tomar decisões. No futuro devmos ser capazes de suportar todos eles mas no mmomento há um pouco mais de foco em veteranos, mesmo tendo gasto bastante tempo limpando e arruamndo a bagunça.

Erik: Sim a a nova UI tem uma aparência muito mais enxuta.

Adriana: eliminando cores desnecessárias, e certificando-se que essas cores têm um significado, tendo em vista pessoas daltônicas. Então a "Red Zone", não é somente uma cor mas também uma forma. fazendo a fase de combate muito mais intuitiva. Outro item que causou confusão no passado é como saber se você estava na fase de combate. Também fizemos com que o campo de batalha mudasse indicando no turno de qual jogador estava. Isso é fácil de arrumar, na verdade um monte de coisas pequenas e atenção à detalhes.

Erik: Agora, o Silverlight é a solução até que algo maior apareça?

Adriana: Exatamente, A não ser que algo aconteça, será o Silverlight. Dedicamos bastante tempo aprendendo essa tecnologia. Claro que algo poderia acontecer, mas agora esse é o caminho que estamos tomando.

Erik: O Silverlight traz menos carga do que a V3?

Adriana: Sim. Você pode olhar nos requisitos de sistema da microsfot para o Silverlight, rodando em um navegador deve ser muito melhor atingindo os menores denominadores comuns. Irá suportar 1024x768, podendo rodar em uma resolução menor, mas não suportada.

#  Windows

    * Operating System: Windows Vista; Windows XP Service Pack 2
    * Intel® Pentium® III 450MHz or faster processor (or equivalent)
    * 128MB of RAM

# Mac OS

    * Operating System: Apple Mac OS X 10.4.8 or above
    * Intel Core™ Duo 1.83GHz or faster processor
    * 128MB of RAM

Erik: Como as imagens estão sendo tratadas?

Adriana: Não terminamos isso ainda, não foi decidido o melhor mix de performance para jogar, trocas e coleções, etc. Não estamos muito avançados no assunto mas está entre nossas preocupações. Estamso realmente preocupados com relação a performance. Infelizmente o V3 não está realmente construído com isso em mente. temos algumas pessoas que importansdo o que façam, estão atentas a esse processo.

Erik: Quais os maiores problemas com a UI/WPF/Silverlight até agora?

Adriana: menos do que esperávamos... a falta de suporte ao clique direito e a rodinha do mouse. Existem alguns controles personalizados adicionados pelas pessoas. Que eventualmente a microsoft torna nativo em suas builds. Eventualmente estes também serão adicionados. Mas tendo um pacote torna bem mais fácil escrevê-las você mesmo. Isso salva um bocado de tempo e dinheiro caçando bugs com isso.

Também manter o time unido e com energia focada na direçãoo certa é sempre um desafio. Sempre temos a paixão mas às vezes essa está focada nas direções erradas.

Erik: algo mais a adicionar?

Adriana: Somente que estou entusiasmada para mandar isso tão cedo for possível. Quando estiver pronto.

Obrigado Adriana e aos staff da PureMTGO.

Vejam também o vídeo na nova fase de combate.




Abraço Nevado,
Macaco-Papel da Neve
snowpapermonkeyARROBAgmail.com

fonte: PureMTGO

Leiam tudo que já foi publicado sobre o Magic Online V3.5.


Magic the Gathering é uma trademark e copyright da Wizards of the Coast, Inc, uma subsidiária da Hasbro, inc. Todos os direitos reservados. Todas as artes são de propriedade de seus respectivos artistas e/ou da Wizards of the Coast. O conteúdo produzido nesse site não tem participação autoral ou é endossado pela Wizards of the Coast. Os autores dos excelentes artigos aqui publicados não trabalham para a Wizards of the Coast ou tampouco são afiliados a ela. Esse site é um serviço feito de fãs para fãs para promover o conhecimento, percepção e aproveitamento desse maravilhoso card game chamado Magic the Gathering.