Lavou Tá Novo, Parte 3

Hoje iremos discutir sobre os resultados do primeiro torneio grande com o novo standard e com ele várias decklists. Embora meu ímpeto seja de exclamar o quanto elas parecem piores do que qualquer uma em qualquer FNM que eu tenha participado eu prometo tentar me conter. Enfim o formato ainda é jovem e graças ao conflito de agendas, os jogadores profissionais estavam Melbourne jogando no GP. Como vários outros escritores já fizeram parte do trabalho sujo, também vou tomar a liberdade de transcrever e concordar com algumas observações já feitas pela internet.

Jund Aggro

O grande vencedor do torneio, tanto com o primeiro lugar como o mais presente entre os primeiros colocados traz praticamente nenhuma grande surpresa. Aproveitando-se de baralhos mal sintonizados e do indício de pouco preparo dos outros jogadores que aparentemente ignoraram as lições do formato de bloco e deixaram em casa uma das principais cartas contra a estratégia, Celestial Purge.


Jund Aggro por Jack Wang
Primeiro colocado no SCG 5K, Filadélfia

Creatures
4 Bloodbraid Elf
3 Broodmate Dragon
4 Putrid Leech
4 Sprouting Thrinax

Instants
3 Bituminous Blast
4 Lightning Bolt
2 Resounding Thunder
2 Terminate

Planeswalkers
2 Garruk Wildspeaker

Sorceries
4 Blightning
3 Maelstrom Pulse

Basic Lands
4 Forest
2 Mountain
4 Swamp

Lands
3 Dragonskull Summit
4 Rootbound Crag
4 Savage Lands
4 Verdant Catacombs

Sideboard:
4 Goblin Ruinblaster
4 Jund Charm
4 Duress
1 Pyroclasm
2 Thought Hemorrhage


Como eu já havia sugerido na parte 2 dessa série, se você pretende jogar algum torneio standard nas próximas semanas DEVE estar preparado para enfrentar o Jund Aggro, e se for o caso uma chuva de mirrors.

Boros Landfall


O segundo colocado revive o Red Deck Wins e aproveitando-se de interações úteis como as fetchlands mais aterragem e Ranger of Eos mais Linces, Goblins e outros soldadinhos. Apesar das novas caras os meios permanescem os mesmos, máximo de dano no menor espaço de tempo e algum alcançe mais tarde no jogo com burn e criaturas com ímpeto.


Boros Bushwhacker por Christian Calcano
Segundo colocado no SCG 5K, Filadélfia

Creatures
4 Elite Vanguard
2 Goblin Bushwhacker
4 Goblin Guide
4 Kor Skyfisher
4 Plated Geopede
3 Ranger Of Eos
4 Steppe Lynx

Instants
4 Burst Lightning
4 Lightning Bolt
4 Path To Exile

Basic Lands
3 Mountain
4 Plains

Lands
4 Arid Mesa
4 Marsh Flats
4 Scalding Tarn
4 Teetering Peaks

Sideboard:
3 Baneslayer Angel
1 Ranger Of Eos
4 Celestial Purge
4 Harm's Way
3 Magma Spray


Analisando a lista, indo um pouco além de questionar os ainda sem pedigree Goblin Guides, como outros autores fizeram, parece estranho Baneslayer Angels no sideboard. Mesmo a carta sendo maravilhosamente forte, parece fugir da estratégia de agressividade e desperdiçar valiosos espaços no sideboard.

The truth is, I think Goblin Guide is just a bad card.
Paulo Vitor Damo da Rosa na SCG.com

Red Deck Wins ou Mono-ódio

O terceiro colocado traz a versão mais próxima a encarnação original do RDW com a velha favorita Esfera de Raios. Além de alguns singletons no mínimo estranhos na lista de Zack Becker, sente-se a falta de cartas como Demonfire por exemplo no sideboard. Provalvelmente o metagame se acomodar e dar mais espaço aos baralhos de controle.


RDW por Zach Becker
Terceiro colocado no SCG 5K, Filadélfia

Creatures
4 Ball Lightning
4 Goblin Guide
4 Hell's Thunder
4 Hellspark Elemental
1 Obsidian Fireheart
4 Plated Geopede

Instants
4 Burst Lightning
4 Lightning Bolt
1 Resounding Thunder

Sorceries
3 Earthquake
3 Elemental Appeal

Basic Lands
12 Mountain

Lands
4 Arid Mesa
4 Scalding Tarn
4 Teetering Peaks

Sideboard:
4 Goblin Ruinblaster
4 Unstable Footing
2 Chandra Nalaar
2 Act Of Treason
1 Earthquake
2 Mark Of Mutiny


Vampiros

Em sétima colocação, o baralho que deve infestar os torneios por toda parte, independente da comprovação ou não de sua eficiência. A tribo dos vampiros tem um apelo forte demais ao imaginário, sendo alguns jogadores (não raros) extremamente sucetíveis a esse tipo de ação. Seja como for é inegável os esforços óbvios de Mind Sludge e Tendrils of Corruption tornarem qualquer baralho monoblack mais uma vez viável no standard.


Vampiros por Ted Renner
Sétimo colocado no SCG 5K, Filadélfia

Artifacts
1 Eldrazi Monument


Creatures
4 Bloodghast
4 Gatekeeper Of Malakir
3 Malakir Bloodwitch
3 Vampire Hexmage
4 Vampire Nighthawk
4 Vampire Nocturnus


Instants
3 Disfigure
4 Tendrils Of Corruption


Sorceries
2 Mind Sludge
4 Sign In Blood


Basic Lands
16 Swamp


Lands
4 Marsh Flats
4 Verdant Catacombs


Sideboard:
1 Malakir Bloodwitch
1 Vampire Hexmage
1 Disfigure
3 Deathmark
4 Duress
3 Marsh Casualties
2 Mind Sludge

E os outros...

Bom, mesmo após o resultado consistente dos Jund Aggros no top8 do torneio, fica claro que o ambiente ainda está longe de amadurecer o que tanto favorece dando espaço para testar e jogar com praticamente qualquer idéia maluca que vier a mente como também pode ser uma armadilha (argh) tendo um horizonte ainda difícil de prever pela frente. De qualquer modo pode-se afirmar que ainda é cedo demais para descartar as estratégias baseadas na nova cólera ou no superstar Baneslayer Angel, assim como os parceiros atualizados do bloco de Alara. Onde estão os ultimatos? Até lá boa sorte à todos, espero que tenham gostado do modesto resumo apresentado aqui no site. Enquanto o próximo não vêm fiquem à vontade para comentar ou mandar emails com novas estratégias que vocês gostariam de ver publicadas e comentadas aqui.

Parte 2
Parte 1


Abraço Semi-Tropical,
Diogo "Macaco-Kaneda" Moraes
kaneda.ex@gmail.com

  1. gravatar

    # by Unknown - 13 de outubro de 2009 às 11:31

    Muito bom o resumão...
    Não era de esperar muito coisa diferente de Jund, já que foi um dos melhores decks de bloco e ainda ganhou o reforço dos Terrenos de M10 e dos novos Burns facilitando o trabalho.
    Goblin Guide só sendo muito agressivo para valer a pena e parece que RDW é o lugar dele.
    Senti realmente a falta do cascade control que dominou junto com o Jund no Bloco, acreditava que com DOJ e Baneslayer ele seria mais turbinado de que o Jund, mas parece que duais e Bolt foram mais eficientes.
    Os vampirinhos são legais, mas esperar fazer estrago com Mind Sluge em um ambiente mega aggro é um pouco demais. Fora que as fetchs lands neste caso causam um drawback importante.


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