Legacy e Tendências para Extended

Na recente série Lavou Tá Novo, abordamos on Zendikar Standard (mais preciso do que chamar de "novo") e também demos algumas dicas sobre como encarar um formato pós rotação. Para o extended existem alguns outros truques para fazer o mesmo, um pouco diferente do standard já que o card pool maior sofre mais impacto com a rotação de um bloco inteiro do que com a inclusão de uma nova coleção.

Um dos atalhos para avaliar o extended é examinar seu primo Legacy, mesmo com muito mais opções que o extended, ele não raramente interage com o Extended e eventualmente há uma troca de novas tecnologias que migram de um formato para o outro. Analisando o SCG 5K LEGACY Filadélfia vemos a presença de um velho conhecido entra as estratégia bem sucedidas. O Naya Zoo. Nas listas disponíveis vemos algumas tendências que valem a pena serem avaliadas na tradução da estratégia, dentre elas eu gostaria de destacar a presença de Sylvan Lybrary. A carta por um investimento mínimo dá acesso a um alcance maior, através da card advantage, para um baralho antes puramente aggro. Apesar da carta não existir no Extended, Dark Confidant realiza um efeito similar com alterações mínimas numa mana base já muito flexível, repleta de fetch lands.

Uma novidade que agora ameaça entrar no ambiente agora com Zendikar é o baralho que contém o combo Vampire Hexmage mais Dark Depths. Uma opção interessante que rapidamente tranformou o terreno casual numa rara de mais de U$9.00 no magic online. Para o extended a ausência de Living Wish deve ser compensada por tutores pretos como Beseech the Queen e talvez um plano de apoio caso o combo dê errado.



+



 =




Outra inovação interessante trazida pelo torneio é o Bitterblossom control. Um típico baralho de controle que visa abusar do encantamento mais abusivo do Lorwyn Standard com o Equipamento mais abusivo de Kamigawa Standard, Extended, Legacy Vintage, EDH... Deu para entender não foi? Fora isso o deck opera de maneira muito parecida com os Fadas da última temporada e Any Level Blue.



+





=


FACA NA CAVEIRA!


Para a concretização do formato, não percam nesse final de semana a transmissão do Pro Tour Austin, que contará com um de nossos colaboradores convidados e campeão brasileiro de 2008 Vagner Casatti brigando por uma vaga, provavelmente jogando com uma nova versão do NLU com splashes vermelho para Lightning Bolt e verde (lista a ser divulgada em breve).

Como desfecho desse resumo, vale a pena citar também que Zendikar já está disponível no Magic Online, a atualização dessa quarta-feira trouxe a nova expansão para o mundo digital, que deve dar um gás nas definições do novo ambiente já que o último SCG 5K Standard na minha interpretação, não ajudou muito no processo.

Abraço Semi-Tropical,
Diogo "Macaco-Kaneda" Moraes
kaneda.ex@gmail.com

Boa sorte ao Vagner "Não-macaco" Casatti Guilherme "Calouro" Zonatto e a todos os demais brasileiros que participarão do penúltimo Pro Tour da temporada. 

  1. gravatar

    # by Diogo Moraes - 18 de outubro de 2009 às 06:17

    Alguém mais percebeu que o Vampire HexMAGE é de fato um shamã?


Magic the Gathering é uma trademark e copyright da Wizards of the Coast, Inc, uma subsidiária da Hasbro, inc. Todos os direitos reservados. Todas as artes são de propriedade de seus respectivos artistas e/ou da Wizards of the Coast. O conteúdo produzido nesse site não tem participação autoral ou é endossado pela Wizards of the Coast. Os autores dos excelentes artigos aqui publicados não trabalham para a Wizards of the Coast ou tampouco são afiliados a ela. Esse site é um serviço feito de fãs para fãs para promover o conhecimento, percepção e aproveitamento desse maravilhoso card game chamado Magic the Gathering.