Rakeback, Mulher e Bankroll



Olá! Para quem não me conhece, meu nome é Vagner Casatti. Jogo Magic há vários anos, fui campeão brasileiro em 2008 mas passo a maior parte do tempo jogando Poker. Hoje vou falar como começar no Poker on-line, dando algumas dicas, diversificando um pouco o conteúdo do Blog Magic Brasil.

É de conhecimento da maioria que grandes jogadores de Poker da atualidade começaram sua vida competitiva jogando Magic. Um dos exemplos mais famosos é o David Williams, que fez mesa final no evento principal do World Series of Poker de 2004, ficando em 2º lugar e faturando 3.500.000 dólares. Aqui você pode acompanhar a última mão do torneio e ver a cara de tristeza do David após ganhar "apenas" pouco mais de 3 milhões. Ele, como outros jogadores de Poker profissionais, podem ser vistos em torneios grandes de Magic, como Grand Prix e Pro Tours.

Mais pra frente, pretendo falar sobre o básico do Poker, para aqueles que não tem a mínima noção, porém, o artigo de hoje tem como alvo jogadores um pouco mais experientes que não sabem como tirar o máximo proveito do Poker on-line. Por que não começar pelo básico então? A explicação é simples: uma vez criada sua conta numa sala de Poker, o jogador que não tem conhecimento de Rakeback não pode mais utilizar dessa ferramenta. Esse é o motivo por eu não jogar no Full Tilt, uma das minhas salas preferidas, já que eu fiz minha conta lá diretamente no site deles.

Basicamente, falarei sobre Rakeback, sua definição e como conseguir; e Bankroll Management, que ajuda como saber o quanto investir em seus jogos e evitar a ruína e são coisas importantes que um jogador deve saber antes de começar a jogar com o intuito de ganhar dinheiro.

Rakeback



Então, o que seria o tão falado “Rakeback”, desconhecido por tantos jogadores?
Bom, toda sala de Poker on-line tem o seu “rake”, que é a taxa cobrada durante cada mão ou torneio jogado. Essa taxa em média é de 5% nas mesas de cash game (aquele que você entra e sai com uma quantidade de dinheiro a qualquer momento) e 10% em torneios (quando entra, só recebe algum valor se ficar entre os melhores colocados). O Rakeback é uma porcentagem (até 60%) desse valor pago que o jogador recebe de volta no final do mês (ganhando ou perdendo na mesa, esse valor será sempre resgatado de volta). É um bônus que ajuda, e muito, os jogadores a obterem um lucro nos seus jogos.

Por que um site me daria dinheiro de volta? Os sites utilizam o Rakeback como forma de atrair jogadores, através de sites terceirizados.

O que isso vai mudar nos ganhos? Vejamos um exemplo prático:

Durante um mês, um jogador mediano participou de 100 torneios com o buy-in $10+1. Portanto, ele pagou de “rake” para a casa, 100 dólares.
Se esse jogador tiver feito sua conta através de um afiliado como o RAKETHERAKE (o melhor e mais confiável provedor de RB) , com uma média de retorno de 30%, não importa se ele ganhou ou perdeu nas mesas, ele terá 30 dólares de volta no próximo mês, e acredite, isso fará muita diferença a longo prazo.
Além disso, o RAKETHERAKE, realiza diversas promoções, como torneios grátis valendo 10 mil dólares, corridas de rake, bônus de sign up, entre outros.

O site é em inglês mas é fácil de ser usado, sendo necessário apenas seguir os passos indicados.
Das salas on-line existentes atualmente, eu recomendo: Full Tilt, Absolute Poker, Ultimate Bet, Carbon Poker, Cake Poker, Party Poker e Pokerstars, pois tem um maior volume de jogo, sendo os dois últimos, um nivel de dificuldade mais elevado.

Bankroll Management

O principal fator que origina a ruína de um jogador de poker é não saber o quanto ele pode apostar somado com o tilt. O tilt é fácil de ser explicado.. É aquela falta de controle após perder uma rodada que parecia impossível de perder e em decorrência disso o jogador passar a jogar mal, não tomando as decisões que tomaria se estivesse concentrado no seu jogo. Muitas vezes, esse jogador sem controle, subiria o limite que ele joga, para tentar “recuperar” o dinheiro perdido, o que na verdade, é a pior falta que ele pode cometer.

São diversas as opiniões dos autores de poker a respeito dessa matéria, mas todos concordam que um cuidado deve ser tomado. Por exemplo, um jogador iniciante tem 100 dólares em sua conta e investe todo o seu dinheiro numa mesa de cash com blinds de 1 e 2 dólares pois ele quer dobrar rapidamente o seu capital. Numa noite de “sorte”, esse jogador poderá ganhar dinheiro, mas se continuar investindo tudo o que possui em apenas um jogo, ele acabará quebrado, com 99,9% de certeza.

Então, quanto devo apostar se possuo um valor x? Desde que comecei, utilizo a mesma tabela e até hoje tudo deu certo. Os valores são diferentes se você jogará cash games, torneios multi-table ou single-table.

Se você joga Cash Games, deve possuir pelo menos 30 buy-ins do limite que jogará, ou seja, numa mesa com blinds de 0.10 e 0.25 e buy-in máximo de 25 dólares, o jogador estará seguro com 750 dólares na conta. Em torneios os valores mudam um pouco, pois o jogo tende a variar mais. Portanto, utilize um valor de segurança de 50 buy-ins para Sit and Go (torneios de nove participantes) e 100 buy-ins para Multi Table Tournament (torneios com diversas mesas). Respeitando cada limite, o jogador tem uma chance remota de 1% de quebrar, que os autores chamam de ROR (Risk of Ruin, Risco de Ruína). Uma vez que você lucrou e conseguiu juntar uma maior quantidade de dinheiro, não perca tempo, suba para o próximo limite!

Bom, por hoje é só. Na próxima semana falarei um pouco mais sobre os torneios Sit and Go, estratégias de como agir neles e quais os objetivos a serem perseguidos. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida deixem um comentário aqui ou mandem e-mail que eu farei o possível pra ajudar.

Ah, ia quase me esquecendo. Daqui duas semanas participarei do Pro Tour Austin e do Grand Prix Tampa, então você pode acompanhar um report com fotos dos torneios.

Até lá,
Vagner "Não-Macaco" Casatti
casatti@gmail.com

(ps: aceito encomendas de boxes, singles, zendinkar, iphones, etc :P)

  1. gravatar

    # by Daniel - 23 de setembro de 2009 às 13:45

    continue mandando bem no poker q nós vamos juntos pra las vegas, eu pra lutar mma e vc pra jogar poker ;/

  2. gravatar

    # by Unknown - 23 de setembro de 2009 às 14:15

    Bom post Casatti..
    vamos ingressar todos os jogadores de magic nessa vida do poker =P

    Boa sorte em austin e tampa.
    Abraco
    Flw

  3. gravatar

    # by Fernando Vieira - 24 de setembro de 2009 às 23:28

    Valeu pelo post, maneiro.
    Como sabe estou começando devagar com o poker... vamos ver, vamos ver...


    Boa sorte nos torneios, meu velho!

    Abraços


Magic the Gathering é uma trademark e copyright da Wizards of the Coast, Inc, uma subsidiária da Hasbro, inc. Todos os direitos reservados. Todas as artes são de propriedade de seus respectivos artistas e/ou da Wizards of the Coast. O conteúdo produzido nesse site não tem participação autoral ou é endossado pela Wizards of the Coast. Os autores dos excelentes artigos aqui publicados não trabalham para a Wizards of the Coast ou tampouco são afiliados a ela. Esse site é um serviço feito de fãs para fãs para promover o conhecimento, percepção e aproveitamento desse maravilhoso card game chamado Magic the Gathering.