Quebrando o Pau com Zendikar

Olá a todos e bem vindos a mais um resumo semanal. Hoje irei comentar sobre as cartas que já foram reveladas de Zendikar assim como as primeiras impressões sobre elas. Para começar, a minha "favorita" Khalni Heart Expedition.


And while Khalni Heart Expedition might look awkward at first glance, I expect to see some very big things from it in both Limited and Constructed.
Ou traduzindo:  
"Enquanto Khalni Heart Expedition pode parecer estranha à primeira vista, espero ver grandes feitos da carta tanto em limited e constructed."
Sinceramente, se cartas como essa vão jogar Standard e Extended na próxima temporada, melhor largar o magic e ir jogar outro jogo mais coerente como pokémon. Salvo raras excessões, a mecânica de landfall traz na maior parte das vezes um sentimento de desapontamento. Aliás, sentimento compartilhado em relação a Zendikar de uma forma geral.

 As cartas ao invés de darem novos aspectos às cores como em mirrodin por exemplo, onde Arc Slogger e outras cartas criaram o Big Red, quebrando o estereótipo de que baralhos vermelhos deviam ser só burn e criaturinhas rápidas. Zendikar não tem como se opor mais a isso. E landfall, a mecânica que deveria fazer o verde brilhar, ao invés de trazer novos buscadores de terreno equilibrados e poderosos ao mesmo tempo, no nível de Sakura Tribe Elder e Kodamas Reach, tem que apelar para cartas como Lotus Cobra (ótima aliás). Todo o resto mal se parece com magic.



E tudo isso sem falar nas fetch-lands, o "novo" lackey e a "novíssima" cólera. Nada contra a wizards imprimir cartas que todo mundo vá precisar. Afinal para manter o jogo funcionando eles tem que ganhar dinheiro. O problema é abusar dos atalhos para isso. Será mesmo que cóleras de quatro manas são o ápice das magias de remoção? Serão as fetches os melhores terrenos possíveis e ponto final? Revisitar várias vezes as mesmas fórmulas cansa, a preguiça de implementar novas idéias mata o jogo do ponto de vista do design. Durante algumas semanas, perguntas povoaram a conciência coletiva dos jogadores. O que substituiria a cólera, como seria um formato SEM cólera? Como continuar com decks multicoloridos sem Reflecting Pool. Tudo parecia promissor para os formatos de construído. Nada está mais distante disso agora. Nem mesmo o azul escapa, perdendo Cryptic Command e ganhando... Cancel.

Resumindo, até o momento salvam-se em Zendikar pouquíssimas coisas, quse todas versões atualizadas de velhos sucessos (nada contra sessão da tarde). Resta esperar pelo melhor no que falta ser revelado da série. Que algo realmente inovador possa dar um impulso a mais para os jogadores um pouco mais exigentes.

Até a próxima,
Diogo "Kaneda" Moraes
kaneda.ex@gmail.com

Obs: Não esqueçam de conferir o spoiler visual diponível na barra lateral do nosso site para tirar suas próprias conclusões e comentar depois.

  1. gravatar

    # by Dê Lobo - 18 de setembro de 2009 às 14:14

    Apesar de não possuir evasão nenhuma, Ob Nixilis, The Fallen é uma máquina. Ele causa dano de forma absurda e fica gigante em pouquíssimos turnos.

    Tb gostei do Sorin Markov, que deve cair bem em decks control.

  2. gravatar

    # by Fernando Vieira - 18 de setembro de 2009 às 15:06

    Porra, essa cobra possibilitando (junto com uma fetch) baixar o Baneslayer ou mesmo o Ob Nixilkis citado acima no terceiro turno é de fuder...

    É com certeza uns dos maiores para-raios que já surgiram desde a queda do Bob (que aliás tem o mesmo "corpo" que ela: 2/1)...


Magic the Gathering é uma trademark e copyright da Wizards of the Coast, Inc, uma subsidiária da Hasbro, inc. Todos os direitos reservados. Todas as artes são de propriedade de seus respectivos artistas e/ou da Wizards of the Coast. O conteúdo produzido nesse site não tem participação autoral ou é endossado pela Wizards of the Coast. Os autores dos excelentes artigos aqui publicados não trabalham para a Wizards of the Coast ou tampouco são afiliados a ela. Esse site é um serviço feito de fãs para fãs para promover o conhecimento, percepção e aproveitamento desse maravilhoso card game chamado Magic the Gathering.